Por Nayane Dias e Isadora Aguiar

Você sente que há uma falta de controle sobre as atividades realizadas na sua empresa? Que há falhas na comunicação interna e na qualidade do serviço/produto ofertado? Também há tempo gasto para refazer certas tarefas que não foram adequadamente realizadas da primeira vez? Se de alguma forma sua empresa se encaixa nessas dessas situações, fique atento pois a raiz desses entraves pode estar numa cultura bastante difundida no âmbito empresarial.

Entender para agir

De forma geral, as organizações de pequeno e médio porte adotam uma estrutura departamentalizada, ou seja, se dividem entre setores para realizar tarefas necessárias à sobrevivência do negócio. Como exemplo, tem-se os setores de compras, financeiro, administrativo, operacional, entre outros. Essa divisão pode ser responsável por segmentar o processo, que deveria ser fluido e conectado. Assim, são geradas falhas na comunicação interna e desconhecimento global da empresa, uma vez que os trabalhadores se responsabilizam apenas por aquilo que está sobre controle do seu trabalho e setor.

É por meio dessa cultura que se desenvolvem problemas estruturais relacionados à qualidade. Eles se dão devido à dependência entre todas as funções exercidas, as quais devem ser integradas por meio de uma concepção processual. É importante lembrar que um processo é definido pelo sequenciamento de atividades, em que recursos de entrada passam por transformações para se tornarem recursos de saída. Dessa forma, cada etapa pode estar atrelada a um setor diferente que está direta ou indiretamente relacionado a outros. Essa junção pode se dar tanto por meio de um prosseguimento, quanto por fluxos de informação, mais conhecidos como interfaces. 

Quais os próximos passos?

A partir dessa concepção, torna-se viável a padronização dos processos, tendo em vista uma melhor Estrutura Empresarial. Esta garantirá a adequação aos requisitos necessários e previamente determinados, melhores repasses para novos contratados e clareza na execução dos procedimentos, de forma que todos saibam o que e como fazer. Trata-se, portanto, de um diferencial competitivo. Este diferencial se dá à medida que estabelece uma comunicação interna eficaz, um processo integrado e facilita a visualização e identificação de erros e suas causas. Dessa maneira, possibilita-se uma maior qualidade tanto para o cliente quanto para a própria empresa. 

Nossa empresa realizou um projeto de Gerenciamento de Processos na indústria automobilística, CLIQUE AQUI para entender um pouco mais desses conceitos na prática!