O e-commerce ou comércio virtual é uma forma que muitas lojas têm adotado para realizar vendas online. Por meio dele, os clientes compram no conforto de casa e as lojas precisam apenas enviar os produtos. Empresas como a Amazon tem se destacado no comércio online mundial, mostrando para todos a capacidade desse segmento.
Diferente do comércio físico, no e-commerce o contato entre cliente e vendedor é feito todo de forma digital, os produtos apresentam uma descrição detalhada (tamanho, cor, componentes, modelo, etc.) e também informa-se quando serão entregues, com o frete já calculado.
Assim, é possível observar como as vendas online são uma tendência global, portanto, é importante que os empresários brasileiros estejam alinhados com essa crescente demanda. A PJ Consultoria elaborou este conteúdo com o intuito de mostrar um pouco da realidade do comércio virtual no contexto de coronavírus, apresentando algumas dicas para enfrentar esse período.
O comércio online, que já apresentava crescimento antes da chegada da COVID-19, após a adoção do isolamento social e o fechamento de grande parte dos espaços físicos, ampliou consideravelmente sua atividade. Diante da necessidade do consumo da população e da incapacidade de acessar estabelecimentos, cada vez mais pessoas têm migrado para o meio virtual. Isso fez com que o crescimento de novos consumidores online fosse maior que o usual.
Dados da Nielsen mostram ainda que as vendas online cresceram 3,3% entre 14 e 20 de abril em comparação ao observado na semana anterior, evidenciando essa tendência de alta no comércio eletrônico brasileiro.
Esse segmento vinha crescendo desde o início do ano. Mas, por não serem considerados de primeira necessidade, estes produtos sofreram uma grande redução de procura com a crise.
Assim como os itens anteriores, estes também são produtos não essenciais, de modo que sua demanda também foi reduzida. Além disso, o principal desafio desse setor está relacionado ao estoque, tanto em seu gerenciamento quanto o fornecimento, principalmente, pelo forte papel da China no mercado.
No ramo da tecnologia, vemos duas frentes: a de produção de bens físicos e a de softwares. Produtos como como smartphones e televisores sofreram uma queda considerável, enquanto a venda de plataformas e ferramentas online conseguiram manter, em parte, seu funcionamento e sua base de clientes.
Acompanhando as recomendações das instituições de saúde, a demanda por produtos de higiene e limpeza cresceu significativamente, destacando-se o álcool em gel e as máscaras de proteção.
Com o fechamento de muitos restaurantes, os aplicativos de delivery aumentaram seu espaço no mercado. Nesse sentido, por serem considerados essenciais verificou-se uma mudança no comportamento de consumo.
A crise do novo coronavírus obrigou muitas empresas a se adaptarem de maneira brusca aos novos comportamentos dos consumidores. Por isso, é muito importante aos empresários controlar as despesas e, ao mesmo tempo, divulgar sua marca.
É fundamental entender a situação financeira que sua empresa se encontra e medir os retornos de cada investimento. Assim, medidas como analisar fluxo de caixa, cortar custos e fazer projeções futuras são válidas para descobrir quanto tempo seu negócio se mantém.
A internet tem sido indispensável para as pessoas adquirirem o que é necessário, porém nas vendas online o comportamento do consumidor é diferente dos demais segmentos. Um ponto interessante é que, no Brasil, a curva de evolução do vírus está um pouco atrás da Europa e Estados Unidos, o que permite fazer uma pequena estimativa do que está por vir.
Os hábitos de consumo da população estão sofrendo mudanças expressivas, por isso, cabe aos empresários se adaptarem a essa realidade que muito provavelmente se prolongará no período pós-crise.
Nós da PJ Consultoria podemos ajudar você a não apenas passar por essa crise, como a sair dela ainda melhor. Além desse texto, elaboramos este e-book em que aprofundamos um pouco mais sobre e-commerce no contexto de delivery.
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