Se você ja possui uma quantia de dinheiro guardada e busca criar um negócio ou expandi-lo é fundamental ter uma análise prévia sobre a viabilidade desse projeto, para evitar que no meio da montagem da operação perceba-se que a ideia é insustentável. 

 

Assim, em toda empresa é necessário que haja uma análise em cima de todos os gastos, juntamente com seus riscos e resultados.

 

Em cima disso, nossa intenção é tentar mostrar para você que para realizar projetos, cada ponto tem de ser levado em consideração na tomada de decisões, assim, seu dinheiro seja gasto de maneira correta e eficiente na realização desses projetos. Nos não realizamos o estudo para fins de empréstimos bancários, e sim para uma tomada de decisão estratégica para o seu futuro negócio.

 

 

O que é um estudo de viabilidade econômica?

Como o próprio nome já diz, definir se um empreendimento é viável ou não de ser aberto, através de uma análise mercadológica e financeira do mesmo. Ideal para futuros empreendedores, pessoas que desejam abrir seu negócio próprio e ainda não tem a certeza se aquilo é rentável ou não.

 

Invista seu dinheiro com mais assertividade

Como seria possível identificar o quanto investir em um projeto sem ter conhecimento de como ele irá afetar sua empresa? É aí que esse estudo entra em cena. Toda vez que um novo planejamento surge na empresa, temos que saber como ele funcionará, o que será necessário para aplicar e o mais importante, o quanto será gasto nele. O estudo de viabilidade econômica nos revela essas respostas, e o mais importante, fornece também uma estimativa do retorno que ele terá. Logo, será possível entender se esse projeto realmente vai trazer benefícios para você.

 

Como fazer esse estudo?

1) Análise Mercadológica

Primeiramente, é muito importante iniciar com uma coleta de dados, a fim de entender quem é o público desse tipo de projeto e o quanto ele estará disposto a investir na sua companhia. Além disso é possível identificar tendências e demandas de produto e serviços do mercado atual e como explorá-las. Isso é feito por meio de uma pesquisa de mercado na região próxima de onde ocorre o novo projeto ou estabelecimento.

 

Para conhecer mais sobre os desejos do seu público alvo veja esse texto sobre pesquisa de mercado

 

Juntamente com essa análise do público, é necessário conhecer  a concorrência, saber o que ela está vendendo, de que forma e pra quem é algo muito importante para buscar diferenciais e viabilizar sua empresa.

 

2) Análise Financeira

O próximo passo é conhecer suas receitas, despesas e analisar como elas ficarão após o lançamento de um produto ou projeto. Os gastos nesse investimento devem ser calculados em cenários negativos, caso não tenha um bom resultado, ou positivos, em casos de sucesso ao final do projeto, para não haver custos excessivos que sejam irremediáveis, sempre considerando os imprevistos. Após analisar todo o cenário e ver que é viável, a análise não para por aí! É necessário sempre estar atento aos resultados, para que sejam sempre feitas modificações pontuais, novas variáveis, e já se preparar para iniciar um novo projeto, sempre com mais sucesso que o anterior!

 

3) Desenvolvimento Estrutural

Por fim é desenvolvido o funcionamento da organização por meio de organogramas que demonstram as pessoas envolvidas naquele projeto e quais serão suas funções.

 

O que aplicar para buscar melhores resultados?

Existem muitas ferramentas para sempre facilitar e acelerar essa viabilidade disponíveis no mercado e agora iremos dar algumas dicas para você!

 

Na primeira parte de coleta de informações, nossas recomendações são sempre fazer por meio de formulários, sejam eles online ou procurando nas ruas, estabelecimentos ou em outros locais estratégicos, sempre com perguntas fáceis de serem respondidas e atraentes, além de sempre buscar as “trends” na internet.

Já em relação a concorrência, é analisar por fora como é seu produto, de que forma ele vende e a satisfação dos clientes e descobrir o por quê eles estão assim.  Para entender os gastos, devemos incluir dados como gastos com colaboradores, luz, água, imposto e por aí vai.

 

Além disso existem vários indicadores como o valor presente líquido, que revela se os resultados são economicamente positivos em relação ao investimento, a taxa interna de retorno que revela o retorno com base do fluxo e caixa, o indicador de retorno de capital que revela quando o fluxo de caixa passa a ser positivo, mostrando em quanto tempo o projeto trouxe retorno, entre muitos outros que existem no mercado.

 

Bem, dito tudo isso, vemos que para viabilizar economicamente projetos e sua empresa em geral demanda muito tempo e trabalho, mas sempre trará resultados conclusivos para você. Espero que essas ideias de análises para conhecer a influência do seu projeto nas contas tragam os resultados esperados, e nunca esqueça, que mesmo com resultados negativos, com melhorias e trabalho duro, os positivos virão!

 

Se você está buscando apoio de uma Consultoria especializada para auxiliar no entendimento da viabilidade do seu projeto clique aqui