O maior questionamento de gestores e empresários a respeito da Norma ISO 9001:2015 é se ela realmente trará benefícios para a organização. Será que vale a pena mesmo investir nessa certificação? Como ela ajudará minha empresa? Como obter a certificação?

O que é a norma ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente que visa padronizar determinado produto ou serviço. Ela define os requisitos para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em uma organização, de forma a garantir que os processos sejam otimizados e atinjam o padrão de qualidade esperado. Com isso, a satisfação dos clientes e a confiança que depositam na empresa crescerão significativamente.

Também foi criada uma tradução dessa norma no Brasil que publicada pela ABNT, sendo nomeada como ABNT NBR ISO 9001, de 2015.

Esta norma conta com 7 princípios da qualidade que definem o que a empresa precisa para alcançar o sucesso em sua implementação. São eles:

Foco no cliente  – toda a empresa trabalha focada em atender as expectativas do cliente e para que ele fique satisfeito, visando sua fidelização.

Liderança – É extremamente importante para que mantenha todos os funcionários alinhados com os objetivos da empresa e com motivação para realizar seu trabalho com eficácia e atingir as metas.

Abordagem de processo e Sistêmica para a gestão – Estudo das entradas e saídas da empresa e a ligação entre todos os processos, facilitando a identificação de onde está gerando prejuízo ou lucro.

Engajamento das pessoas – Cada colaborador tem um papel essencial na empresa e deve se envolver nos processos para identificar problemas e buscar melhorias.

Melhoria Contínua – Busca constante pela melhoria dos processos para atingir a melhor qualidade possível, redução de custos e manutenção no mercado.

Tomada de decisão baseada em evidências – Utilização de indicadores, auditorias e análises para obter maior assertividade na tomada de decisões e melhoria dos serviços e produtos.

Gestão de Relacionamento – Conquistar uma boa relação com as partes interessadas, pois permite estabelecer melhores prazos e preços que contribuirão para a qualidade dos produtos e serviços. 

Quais são os benefícios da ISO 9001?

São inúmeros os benefícios proporcionados pela norma ISO 9001:2015 e eles se estendem desde a expansão no mercado até a melhoria de processos e relações internas

A ISO 9001, por ser um modelo de negócio que busca a melhoria contínua, proporciona uma mudança de comportamento em todos os setores da empresa. Tal fato, junto com a padronização e otimização dos processos, faz com que o relacionamento entre os colaboradores melhore muito. A comunicação entre as diferentes áreas se torna mais fluida e inclusive, menos necessária, pois as informações já são claras e bem definidas. 

Um dos principais benefícios é o diferencial competitivo que a empresa conquista, pois ela alcança melhores resultados e, consequentemente, um destaque no mercado. Isso é feito por meio da redução de custos, redução dos desperdícios, organização interna e padronização dos processos.

Além disso, a certificação garante não só a melhoria da performance dos seus negócios, como também um reconhecimento nacional e internacional de que a sua empresa está dentro das especificações de qualidade. Desse modo, assegura que os produtos e serviços são confiáveis e que atenderão as necessidades dos clientes. Facilita, também, negociações e favorece novas oportunidades, pois em muitos setores de atuação o selo de certificação é um requisito básico.

Quais empresas podem obter a certificação na ISO 9001?

Qualquer empresa pode obter a certificação na ISO 9001, seja ela pública ou privada, desde microempresas até as de grande porte, independente do setor de atuação e do produto ou serviço oferecido. 

O que devo fazer conseguir a certificação?

O primeiro passo é a adequação às normas da ISO 9001. Isso é feito através de consultoria e treinamento, realizado pela PJ Consultoria. Em seguida, é necessário passar por uma auditoria interna que irá analisar se existe necessidade de ajuste. Depois, é contratado um organismo de certificação que, após realizar a auditoria de certificação para identificar se todos os requisitos foram contemplados, emitirá o selo. Este último processo cabe aos organismos de certificação reconhecidos pelo IAF (International Accreditation Forum), representado atualmente no Brasil pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

 

Para saber mais sobre a ISO 9001, veja um de nossos artigos:

Adequação à Norma ISO 9001-2015: CASE

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