Tendo em vista a procura por melhorias e redução de custo no setor de engenharia, arquitetura e design de interiores, os softwares de modelagem e simulação 3D começaram a ganhar espaço em grandes empresas.

Esses softwares surgiram em 1957 mas não conseguiram espaço no mercado quando começaram. Porém, a utilização desses programas aconteceu em grande escala 30 anos depois quando as corporações tiveram acesso a computadores mais avançados. Assim, essa tecnologia tomou espaço dos métodos antigos de construção de modelo e maquetes.

Por isso a forma de  realizar projetos foi mudado diante desse fato. Isso aconteceu por meio do desenvolvimento da modelagem e simulação 3D e das melhorias de softwares cada vez mais avançados.  

 O QUE É MODELAGEM?

Modelagem 3D é um processo que consiste em criar um objeto tridimensional com dimensões e formas reais, mas virtualmente por meio de softwares específicos. Por meio da modelagem, o engenheiro poderia modificar as formas e dimensões de possíveis projetos sem que haja a necessidade de um desenho físico, maquete ou modelos. 

Outro elemento importante para seu projeto é o Desenho Técnico, confira o post de nossa equipe sobre o assunto:

 

QUAIS A VANTAGENS DA MODELAGEM 3D?

A modelagem 3D teve o objetivo de facilitar a realização de desenhos e a documentação de projetos em empresas, entretanto, com a melhoria dos softwares, esse método trouxe outras vantagens. Dentre essas vantagens, é observado que:

  • A modelagem 3D permite conhecer as propriedades do objeto que será feito antes da realização da prototipagem. Com isso reduz-se os custos do projeto.                                                                                          
  • Ademais, a visualização do projeto final fica mais clara e, com isso, evita-se realizar um projeto inteiro que não esteja em conformidade com a idealização e funcionalidade final.                                     
  • Além disso, a modelagem 3D é utilizada para outros objetivos em projetos considerando o setor da engenharia mecânica. Por meio da divisão de um objeto em geometrias menores, sendo ligados por nós, é empregado a modelagem no Métodos de Elementos Finitos que possui a função de tornar problemas mais complexos em mais simples. 

 

O QUE É SIMULAÇÃO 3D?

Simulação 3D é a última etapa para o processo de modelagem. Porém, nessa etapa se define as posições e funções que demonstrarão a funcionalidade do projeto. Além disso, demonstra-se como cada componente interno do projeto estará encaixado e como se movimentará.

 

QUAIS AS VANTAGENS DA SIMULAÇÃO 3D?

  • A principal vantagem da simulação 3D na engenharia é que é possível observar as funcionalidades de um projeto antes que esse seja construído, reduzindo custos.                                                                   
  • Ademais, a simulação demonstra a montagem de cada componente de modo a evitar  danos e  reduzindo o tempo de operação. Desse modo, a simulação auxilia na construção do produto final.               
  • Além disso, a simulação também permite identificar erros na funcionalidade do projeto antes que esse seja construído.

 

UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO 3D.      

A modelagem e a simulação 3D contribuem para redução de custos e de tempo na realização de projetos. Por isso, essas metodologias devem ser feitas de maneira técnica e detalhada. Custos e perda de tempo surgirão em sua empresa caso faça o método inadequadamente.

Quer saber a aplicação desse método em sua empresa? Não perca essa oportunidade e marque uma reunião gratuita com nossa equipe por esse link!