O Projeto Conceitual é adequado a sua realidade? Você tem uma ideia inovadora e quer mostrar para o mundo o seu mais novo produto? Você quer começar um negócio e precisa de um plano de fabricação para a mercadoria a ser produzida? Você quer criar uma solução mecânica para tornar a sua vida ou a da sua empresa mais simples e eficiente?

 

Se a sua resposta foi SIM! para alguma dessas perguntas feitas acima, perfeito! Acredite, você já está com meio caminho andado! 

 

Mas, de repente, você para e pensa… “Como que eu vou fazer isso?” E essa dúvida te consome por dentro… Então você descobriu que, para criar um produto, as coisas não são tão simples assim, não é mesmo? 

 

Sozinho, você começa a desesperadamente pensar em como você colocaria essa ideia no papel, e por causa disso, acaba se sentindo um pouco sem rumo com relação a quem pedir ajuda e conversar para te auxiliar nesse árduo caminho de criação de um novo produto. Por fim, você se vê desanimado e sem esperança tudo por causa da extrema complexidade e custo desse projeto.

 

Projeto Conceitual

 

Para que qualquer ideia de um produto que possua funcionalidades mecânicas envolvidas seja trazida à realidade, é necessário antes disso, realizar uma pesquisa detalhada sobre todas as particularidades do projeto, com estudos trazendo os embasamentos técnicos necessários aos componentes e materiais. Desse modo, com um Projeto Conceitual o seu produto estará viabilizado tecnicamente e mais próximo de se tornar uma realidade.

 

 

Mas por que devo fazer um Projeto Conceitual?

 

De fato, você pode buscar prototipar o seu produto sem antes passar por uma ampla gama de estudos sobre a sua viabilidade técnica. Mas cuidado! Fazer isso pode ser extremamente custoso, demandar um tempo muito além do necessário e, além disso, trazer muitas frustrações ao projeto, uma vez que muitos problemas podem acontecer na etapa de seu desenvolvimento. Por isso, opte sempre primeiro por um Projeto Conceitual, trazendo planejamento, assertividade e redução de custos para o desenvolvimento do seu produto.

 

Plano de negócios para uma nova empresa

Como funciona um Projeto Conceitual

 

Agora que foi introduzido o conceito básico de um projeto conceitual, passaremos pelo passo a passo de como se fazer um: 

 

Alinhamento das vontades do cliente

 

Nessa primeira parte é importante identificar todas as suas vontades, exigências e necessidades. Dessa forma, saberemos para onde guiar as ideias. Nessa etapa não é importante trazer os pensamentos de como o projeto deverá ser feito, o mais importante é entender o que o cliente quer, para que assim o projeto final mantenha a essência das ideias iniciais propostas por você.

 

Pesquisas e ideias 

 

Agora sim! Nesta etapa os projetistas irão realizar uma série de pesquisas e juntar todas os pensamentos que obtiverem. O objetivo é ter um vasto “brainstorm”, ou seja, um conjunto de todas as ideias obtidas, para que assim, haja a possibilidade de fazer uma análise mais rica. Após a junção de tudo isso, será feita uma análise crítica sobre qual irá ser selecionada e qual irá ser descartada, para essa seleção, utilizam os critérios que melhor atendem a vontade do cliente, como a viabilidade econômica e propriedades mecânicas. Depois disso, é a ideia é validada com o cliente. 

 

Realização das modelagens

 

Aqui inicia-se a modelagem 3D do projeto, onde ocorrerá a visualização inicial da peça por meio de um software. Esta etapa é de extrema importância, já que permitirá aos projetistas analisar o modelo como um todo, fazendo as alterações necessárias, além dos estudos mecânicos, sem que exista a peça fisicamente pronta. 

 

Elaboração de documentos 

 

Depois da finalização das etapas anteriores, é iniciada a elaboração de documentos, como os desenhos técnicos da modelagem, que consiste em representar todas as medidas necessárias para a fabricação da peça, relatórios como o de montagem e de fabricação, e o relatório técnico, que aborda todos os passos tomados pela equipe em cada etapa.

 

Após ter a sua ideia bem definida e tecnicamente estruturada, o seu produto está pronto para seguir para a etapa de prototipagem, na qual será construída uma versão inicial do seu produto, sendo testada e aprimorada na prática.

 

O projeto conceitual é um dos passos mais importantes para tornar uma ideia uma realidade que por meio de estudos, modelagens e análises técnicas viabilizarão a criação do produto imaginado.

 

Caso você tenha percebido que isso é tudo que a sua ideia precisa para sair do papel, e tenha se interessado em saber como seria o desenvolvimento do seu produto, entre em contato com a PJ Consultoria e agende um encontro gratuito, que nós vamos até você realizar o seu sonho!