Quer ter um documento detalhado com instruções de como funciona seu produto ou maquinário e reduzir os esforços de quem utiliza as peças fabricadas? Com um Manual Técnico eficiente você aumenta a segurança dos seus funcionários e a satisfação dos seus clientes! Confira abaixo!
Um manual técnico é uma espécie de guia que transmite informações instrutivas para utilização de um dispositivo e correção de problemas, incluindo os procedimentos necessários para o correto funcionamento, manutenção e preservação. Ele compõe um dos passos essenciais para a elaboração de um item, peça e, principalmente, maquinário, já que pode conter informações de montagem, instruções de uso, relação de perigos, entre outras informações essenciais.
Sempre que produzimos um novo produto é necessário a confecção, também, de um manual técnico. Esse manual deve conter instruções para que seus usuários consigam utilizá-lo adequadamente e, consequentemente, reduzir esforços – em fábricas e indústrias- com treinamento e acompanhamento durante o uso.
Saiba mais sobre os passos para o desenvolvimento de um produto.
A importância de um Manual Técnico está contida, especialmente, em aspectos de segurança. Em primeiro lugar, quando se fala do manual de uma máquina dentro de uma indústria, por exemplo, a segurança do operador é muito importante, ou seja, além de estar capacitado dentro das normas adequadas, ele deve estar entendendo todos os aspectos de funcionamento e equipamento de segurança da máquina que irá operar. Para isso, o manual é o instrumento mais assertivo e eficaz.
Além da sua utilização na capacitação de operários, para empresas fabricantes de produtos, pode ser um grande aliado na redução de problemas com clientes, já que um manual bem elaborado contém todas as informações de segurança e riscos, evitando prejuízos futuros. Ademais, quando ocorre o mal funcionamento ou quebra da peça de uma máquina, o manual contém as informações necessárias para sua substituição. Com o uso das informações de manutenção e cuidados presentes nele, é possível, inclusive, reduzir essas falhas e quebras.
Outro aspecto interessante que pode estar contido em um manual é a seção de montagem para esclarecer em casos nos quais o produto vai ser entregue ao cliente desmontado – seja completamente ou parcialmente – ou para objetos que exijam constante manutenção. A ausência de instruções direcionando o cliente pode gerar frustrações e insatisfação.
Por conter várias informações técnicas, o manual técnico traz vários dados relacionados às normas regulamentadoras de um determinado produto.
De maneira simplificada, um manual técnico contém:
Caso queira saber mais sobre Normas Regulamentadoras, clique aqui.
E se deseja entender melhor sobre como tornar sua empresa mais segura, clique aqui.
Agora que já falamos da importância de se ter um manual técnico para o seu maquinário, peça ou dispositivo, é essencial que ele seja tratado como parte integrante do produto final. Para isso, o ideal é que sua confecção seja paralela à criação dos componentes, para que, ao final, esteja de acordo com as normas e com riscos já medidos e controlados.
Se você deseja desenvolver um manual técnico para seu produto ou maquinário, procurar auxílio profissional é uma forma de otimizar seu tempo e reduzir custos.
Gostou? Possui alguma dúvida ou deseja fazer um projeto de Manual Técnico na sua empresa?
Entre em contato conosco e marque um diagnóstico gratuito! CLIQUE AQUI
Saiba como nosso time pode ajudar você e sua empresa!