Entenda como gerenciar e melhorar os processos da sua organização para resolver os principais problemas que impedem seu negócio de crescer! Melhore a gestão dos seus processos e da sua produção.

O que são processos?

Um processo é uma sequência de atividades dentro de uma organização que utilizará de insumos, como pessoas, dados e matérias-primas, para transformá-los em informações, produtos e/ou serviços que vão agregar valor ao seus clientes. Assim, é ideal que todos os problemas dos seus processos sejam resolvidos para que só reste atividades que estão trazendo algum tipo de benefício para o consumidor final.

Além disso, ao retirar atividades que não agregam valor ocorre uma redução de custos e desperdícios, como o de tempo, que leva também a um aumento na produtividade da sua organização.

 

Principais problemas que afetam as empresas

Se sua empresa possui problemas como:

  • Processos ineficientes e de alto custo;

  • Possui muitos desperdícios que dificultam o crescimento da sua empresa;

  • Tem dificuldade em identificar e solucionar os principais problemas da sua produção.

Então está na hora de buscar algo novo para implementar uma melhoria e otimização nos seus processos

 

gerenciamento de processos

Gerencie seus processos para ter um maior controle e desempenho

Para atingir a máxima eficiência da sua produção é necessário gerenciar cada etapa dos processos produtivos para encontrar os principais pontos de melhoria e em seguida resolver esses problemas.

Uma das formas mais utilizadas por grandes empresas para estar em constante desenvolvimento é o Gerenciamento da Rotina. Criada por Vicente Falconi, fundador da Falconi – Consultores de Resultados, essa metodologia busca auxiliar e orientar seu negócio a identificar e solucionar os principais problemas presentes em todo o ambiente de trabalho, seja na linha produtiva ou na parte administrativa. Também, ela proporciona um maior entendimento e controle sobre os processos da sua empresa. Desse modo, é possível encontrar de forma mais simples os pontos de melhoria do dia a dia da sua organização que se resolvidos resultarão em inúmeros benefícios como:

  • Maior produtividade e eficiência dos trabalhadores;

  • Redução de gastos e desperdícios desnecessários;

  • Maior lucratividade e desempenho do negócio.

Mapeie e Padronize seus processos

Outros pontos relevantes para o funcionamento adequado dessa metodologia é que seu desempenho é otimizado se os processos e o funcionamento da sua empresa já estiverem padronizados e formalizados. Nesse sentido, é muito mais fácil encontrar e solucionar tais problemas com um processo bem mapeado e que tem um padrão de execução. Além disso, o mapeamento de processos permite identificar as relações intersetoriais e compreender sistematicamente a empresa. Dessa forma, o objetivo não é apenas melhorar os processos de forma individual, mas também perceber como esses processos interagem entre si, buscando, assim, o máximo da organização como um todo.

Se você quer mapear os processos da sua empresa clique aqui.

Implemente Indicadores de desempenho com o Business Inteligence

Além disso o desenvolvimento e acompanhamento de metas é essencial para potencializar esse método. Com esses indicadores bem definidos é possível estar sempre acompanhando se a melhoria feita no processo realmente foi efetiva.

Para saber como implementar metas e indicadores eficientes na sua empresa clique aqui.

 

Benefícios do Gerenciamento da Rotina

Uma empresa orientada pelo Gerenciamento da Rotina e que possui suas atividades definidas e padronizadas terá processos mais:

1 – Monitorados

Acompanhar a execução e resultados dos processos

2 – Controlados

Analisar criticamente os resultados e identificar falhas

3 – Melhorados continuamente

Propor soluções e melhorias de forma constante para o seu negócio cada vez mais se aproximar da qualidade total.

Para saber mais sobre a metodologia da melhoria contínua clique aqui

Conclusão

Assim, com uma aplicação efetiva dessa metodologia, ela resulta na eliminação de atividades que não agregam valor e em uma maior eficiência dos processos individuais e dos respectivos ciclos de execução, fatores que garantem a redução dos custos do processo e aumento da qualidade do produto final.

Para entender como implementar um Gerenciamento da Rotina na sua empresa clique aqui

 

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Gerenciamento de Rotina na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita!

CLIQUE AQUI

 

Por Júlia Bachetti