Você apresenta o desejo de empreender, mas tem receio de entrar no mercado sem estar preparado suficientemente? Não tem problema, nesse texto abordaremos sobre o Plano de Negócios, solução que te permite identificar a viabilidade da sua ideia e facilita a gestão da sua futura empresa.

Porque fazer um Plano de Negócios?

Segundo o IBGE, 6 em cada 10 empresas fecham no Brasil em menos de 5 anos de operação. Isso se deve a diversos fatores, dentre os quais se destacam a falta de planejamento, controle e organização. Então, para que a empresa não tenha esses problemas ela deve ser bem estruturada desde o momento de sua abertura. A partir disso surge o Plano de Negócios, com o objetivo de lhe fornecer técnicas e métodos para começar sua própria empresa minimizando os riscos e maximizando os resultados.

 

Empreender no Brasil

Começar uma empresa está longe de ser fácil, principalmente no Brasil que inclusive, segundo a TMF Group, é o pais mais complexo do mundo para fazer negócios. Assim, sendo um processo muito burocrático e difícil que demanda demasiada energia e tempo do empreendedor.


Dessa forma, conhecer os seus concorrentes diretos e indiretos, estabelecer suas vantagens competitivas, prever a viabilidade do investimento. Além disso, estabelecer ferramentas e estratégias para a gestão permitem reduzir significativamente os riscos e aumentar o conhecimento do empreendedor para se adaptar ao mercado.

 

Então, pode contar com a PJ Consultoria para te apoiar em todos esses processos que são essenciais para sua ideia sair do papel e se tornar uma empresa de sucesso.

 

Como fazer um Plano de Negócios

Segue abaixo os principais pontos que o Plano de Negócios permite analisar e gerenciar:

 

Planejamento Estratégico

Consiste em se aprofundar nos principais objetivos da empresa e na forma de chegar neles, por meio do estabelecimento da missão, visão e valores, que ajudam na construção da cultura organizacional. Além do Business Model Canvas, que permite destrinchar a ideia, facilitando a visualização do negócio e do estabelecimento de metas.

 

Análise de Mercado

Apresenta como objetivo primário conhecer o mercado em que a empresa deseja se inserir, fornecendo insumos para a tomada de decisões estratégicas. Dentre as suas entregas estão o reconhecimento dos concorrentes diretos e indiretos e suas vantagens e desvantagens competitivas. Além do estabelecimento do público alvo e da persona e escolha de possíveis lugares para a abertura ou prestação de serviço.
Caso seu objetivo seja relacionado a essa etapa, a PJ realiza a Pesquisa de Mercado, projeto focado nessa análise.

 

Estudo de Viabilidade Financeira

É a parte do projeto que estabelece se o plano de negócios é viável ou não. Nela estima-se todos os principais dados financeiros, como os custos para abertura, os gastos mensais e a previsão de faturamento ao longo do período. Também são estabelecidos outros insumos financeiros, que são depreciados ao longo do tempo. A partir disso, se estabelece diversos indicadores como o Break Even que é o tempo necessário para ter o investimento de volta em diferentes cenários, assim permitindo medir o quão sustentável é o negócio.

 

Plano Operacional

Nessa etapa planeja-se a estruturação da empresa, com o objetivo de desde o início ter ferramentas de gestão. Têm-se como exemplo os organogramas que permitem gerenciar a integração e relação entre os cargos, além dos fluxogramas, que representam o fluxo de processos na organização, mapeando e padronizando os futuros processos.

 

Conclusão

Concluímos então, que o Plano de Negócios propicia a tomada de decisões estratégicas pelo investidor, por meio de insumos que podem validar ou não o sucesso do empreendimento e facilitar a gestão do negócio a curto, médio e longo prazo.

 

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