A busca pela implantação e desenvolvimento deste programa nas empresas é cada vez mais frequente. Isto ocorre devido aos expressivos ganhos de produtividade, organização e diminuição dos desperdícios, além da  simplicidade dos fundamentos que regem o sistema 5S e a sua fácil compreensão.

O que é o 5s?

A metodologia 5S foi desenvolvida no Japão e visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização nas empresas. Dessa forma, tal ferramenta objetiva aumentar a eficiência no local de trabalho para os funcionários e alcançar a melhoria contínua. O nome do programa se fundamenta em 5 princípios, não tão diferentes dos quais qualquer pessoa utilizaria para alcançar um crescimento humano na vida pessoal. Em japonês, são eles: Seiri; Seiton; Seiso; Seiketsu; Shitsuke.

 

 

Quais são os 5s?

A metodologia 5s é bem simples, e se baseia nos sensos a seguir para alcançar melhorias nas empresas:

  • Senso de Utilização – Seiri: Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário, ou seja, mantendo próximo do operador somente o que é proveitoso para o trabalho ou processo. As principais melhorias com esta implantação são: ganho de espaço e facilidade de limpeza e manutenção.
  • Senso de Organização- Seiton: Identificar e organizar os materiais de trabalho, estabelecendo para cada material seu devido lugar. As principais melhorias com esta implantação são: economia de tempo e facilidade para encontrar os materiais de trabalho.
  • Senso de Limpeza- Seiso: Manter o ambiente sempre limpo, eliminando as fontes de sujeira e conservando a limpeza dos materiais de trabalho. As principais melhorias com esta implantação são: melhor conservação dos materiais de trabalho e redução da possibilidade de acidentes.
  • Senso de Padronização e Saúde- Seiketsu: Padronização de cores, iluminação e placas, para que qualquer trabalhador consiga se identificar na empresa. Além disso, estimula e gera ações para o cuidado dos funcionários com sua saúde mental e física. As principais melhorias com esta implantação são: melhoria no rendimento dos funcionários e facilidade na identificação.
  • Senso de Autodisciplina- Shitsuke: Transformar os outros quatro sensos em hábito, ou seja, buscar a prática  da metodologia pelos funcionários mesmo sem vigilância.  As principais melhorias com esta implantação são: melhor qualidade e produtividade, melhoria das relações entre os funcionários e a valorização do cumprimento das outras ações dos 5S.

 

Quando os 5 Sensos são bem implementados, os funcionários se sentem parte da empresa, uma vez que participam da melhoria da sua organização levando, além dos benefícios já citados, à melhoria da eficiência e eficácia das empresas.

Veja aqui um case de sucesso da PJ consultoria e baixe nosso e-book grátis para saber mais sobre o assunto!

 

Dessa forma, os 5S são essenciais para trazer qualidade, padronização e bem-estar para todos, tornando a utilização dos sensos um hábito imprescindível para o  seu negócio. Tal metodologia, integrada a outras ferramentas leva sua empresa a dar grandes passos e obter uma gestão de melhor qualidade.

 

Caso tenha alguma dúvida, ou deseje fazer um projeto de Metodologia 5s na sua empresa, entre em contato conosco e marque uma visita técnica gratuita